quarta-feira, 14 de julho de 2010

Risoto alla Piamontese / Arroz Piamontez

Antes de ir ao fogão, vale constar uma curiosidade. Piamonte é uma região ao norte da Itália, entretanto esse risoto não é tão italiano assim... Segue um blog que encontramos estudando um pouco sobre gastronomia italiana: http://cartadaitalia.blogspot.com/2007/07/arroz-piemontez.html

E abaixo, finalmente uma receita desse delicioso risoto.

500 g de arroz arbóreo

1 cebola picada
2 dentes de alho picados
100gr de manteiga
+ 50gr de manteiga
200 g de Cogumelo de Paris(champignon) fresco cortado em lâminas e fritos no azeite até dourar
2 litros de caldo de carne
300ml de vinho branco seco
100gr de parmesão
100ml de creme de leite
pimenta do reino moida na hora
sal

Refogue a cebola e o alho com a manteiga. Junte o arroz cru sem lavar, refogue bem e acrescente o vinho. Tampe e deixe ferver em fogo brando até evaporar o líquido. Feito isso, adicione o caldo de carne até cobrir o arroz. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar normalmente.
Após 10 minutos de cozimento, junte o champignon, acrescente o restante do caldo de carne e mexa até que o arroz cozinhe "al dente" e fique bem ligado. Ao final, adicione o creme de leite, o queijo ralado e umas 50gr de manteiga gelada, mexendo forte para o risoto ficar numa consistência perfeita.
Torne a provar o sal e misture rapidamente.
Retire do forno e sirva em seguida.

OBS: Lembrando que esse arroz é um típico risoto com arroz arbóreo, vinho branco seco e caldo de carne/galinha. Aqui os extras são os cogumelo, o queijo e o creme de leite. Como sempre, basta essa receita básica e alguma criatividade para fazer risotos deliciosos! TENTE E INVENTE O SEU!

Bon appétit!

Um comentário:

  1. Muito obrigado pelo link!

    Realmente esse tipo de curiosidade acaba complicando a vida da gente. Em Parma não existe o filé à parmigiana; em Milão, o bife à milanesa é pouco consumido e normalmente é feito com o que nós chamamos de "chuleta", mas, em compensação come-se muito, mas muito mesmo a "cotoletta", pedaço de carne com ou sem osso - 99% das vezes de carne de porco - empanada e frita (à milanesa); o molho (sugo) à bolonhesa existe e é típico de Bolonha. :) Ao menos um.
    E o tal arroz piemontêz ninguém sabe que existe, por aqui.

    O post que vocês citaram é apenas o primeiro de uma série. Se quiserem ler toda a história, o post mais recente é este:
    http://cartadaitalia.blogspot.com/2010/07/o-segredo-de-um-bom-risotto.html

    Mais uma vez, obrigado! :D

    ResponderExcluir