sábado, 3 de julho de 2010

Reportagem sobre a CASA DE CAMPO - ENGENHO DE LAZER

     Tentamos colocar a reportagem toda, mas não conseguimos colocar muitas fotos, e algumas das que colocamos não ficou muito legal, mas segue abaixo.
________________________________________________________________________________   

CASA DE CAMPO – ENGENHO DE LAZER (PE/PB)
oferece descanso e lazer em meio à natureza

       Um verdadeiro refúgio ecológico em uma fazenda produtiva, que tal sair da rotina e desestressar?

O local é principalmente uma preservação da cultura, história e meio ambiente, equilibrado com momentos de lazer e descanso. “Queríamos dividir com outras pessoas a maravilhosa sensação de estar em um local como esse. Minha mãe já pensava em abrir as portas do engenho para que outras pessoas pudessem vivenciar o prazer do campo em meio a uma natureza vibrante”, afirma a proprietária do empreendimento.


No momento em que se entra nesse refúgio ecológico, você se desliga de todo o stress da cidade e apenas escuta os sons da natureza, como dos vários pássaros em volta dos jardins e pomar. O trânsito carregado da cidade fica, felizmente, para trás. Ao som de cigarras e grilos e sob o lindo sol que normalmente decora o “seu” céu, desfrute da calma do campo, ao mesmo tempo que pode se divertir nas mais variadas opções de lazer. Depois de uma semana, ou apenas um fim de semana nesse paraíso, a promessa é de se estar renovado para enfrentar a correria da cidade grande.

           As ações de preservação sócioambiental são também muitas, como a separação do lixo, o uso do lixo orgânico e do esterco do curral que são usados para adubação dos jardins, horta e árvores frutíferas; nesse ano plantaram mais de mil árvores na propriedade, e ainda dá-se a opção dos hóspedes poderem plantar mais; tem-se uma reserva legal de 600 hectáres, reaproveita-se a água da cozinha; usa-se materiais reciclados na decoração, como madeira de demolição e luminárias feitas com filtro do óleo dos tratores – muito lindo e surpreendente; a água da cozinha é usada para regar as plantas; nos fogões à lenha são usados madeira de poda das árvores; foi realizado um seminário regional no hotel em prol do meio ambiente e sempre há a conscientização dos funcionários e hóspedes em iniciativas sustentáveis. Ademais, os funcionários são da região, como também são contratados artistas locais, como o saxofonista que toca no pôr-do-sol no lagedo, os atores teatrais, o forró pé-de-serra e artistas plásticos que fazem as cerâmicas que compõe o acervo do hotel. Há, também, vários projetos como o uso de energia eólica e solar, o uso de redutores de vazão de torneiras, a reutilização da água do chuveiro nas descargas e a reciclagem de outros materiais.

    São 600 hectáres de reserva legal.  Além dos animais da fazenda (cavalos, vacas, coelhos, porcos, ovelhas etc), existem os animais silvestres soltos (emas, pavões, jacarés, saguis etc). A casa sede sempre recebe a visita de pássaros e sagüins. Em apenas um dia foram observados mais de 70 espécies de pássaros pela OAP-PE.               Um verdadeiro refúgio ecológico!

"Começamos fazendo Day-use para até 300 pessoas em 2002. Inauguramos a parte de hospedagem na Semana Santa de 2004, com quatro apartamentos. Hoje temos quinze e não passaremos de vinte. O nosso objetivo é receber e atender nós mesmos os hóspedes. Eu cuido da parte administrativa, Bartolomeu toma conta da parte agropecuária e do financeiro do hotel, e nossa filha Mayssa fica na parte do restaurante e do marketing. Aqui é o nosso paraíso, onde sentimos paz e podeme aos compartilhar com todos", enfatiza Lúcia.

Preservação ambiental, como o uso de material reciclado para montar uma luminária feita com filtro de óleo de trator.










A Casa de Campo promove a
 cultura local com objetos e
utensílios de cerâmica em todo
 o hotel, como essa cuba pia do banheiro.




O casal diz que a grande característica do hotel é fazer com que o cliente sinta-se em casa. "Não trabalhamos com público muito grande, queremos que os hóspedes se sintam como convidados. Hoje temos vários hóspedes que se tornaram amigos.” Explica a proprietária, que juntamente com o marido, fizeram realidade do desejo da matriarca da família, com 15 apartamentos personalizados. “Colocamos colchão de ótima qualidade, lençóis de algodão puro, varanda com rede, TV e frigobar para que o hóspede se sinta à vontade, e perca a idéia de que o turismo rural tem que ser rústico e simples. Estamos preocupados com qualidade acima de tudo", destaca.
A sala de estar, além de bela, possui uma TV de 52”, com vários DVDs e TV a cabo com seleções de músicas que impressionam os hóspedes.

O hotel trabalha principalmente com hospedagem, mas também com Day-use, treinamento empresarial, festas temáticas, confraternizações, turismo pedagógico e de melhor idade. As tarifas são de acordo com a quantidade de pessoas por quarto - de duas a oito pessoas em cama single - com diária média de R$150 por pessoa, com ordenha, café da manhã, almoço, chá da tarde, jantar e ceia com pão e queijo caseiro – o requeijão foi invenção da proprietária e é uma verdadeira tentação! Ademais os doces, pães, bolo, e muitas das carnes servidas nas refeições são próprios da fazenda, que conta inclusive com horta e pomar próprio. Lógico que para equilibrar a dieta com tanta comida, há uma programação recheada de atividades, que já está inclusa na diária, com exceção de massagem, hidromassagem e bebidas industrializadas.

A área de lazer externa conta com piscina, bar, sauna à vapor, sala de massagem e hidromassagem, redário, quadras de tênis, vôlei, mini-campo de golfe, cancha de bocha, tirolesa, tobomorro, área de animais da fazenda, Casa de Farinha e Caldo de Cana. Além dos passeios a cavalo, de charrete e de pau-de-arara para o Engenho fogo morto, para o pôr-do-sol no lajedo com apresentação de sxofonista, e para o passeio ao parque da fonte, onde há o tobolama, o banho de fonte de água mineral e o picnic, tudo isso dentro da propriedade.



O dálmata Louis Vitton, um dos xodós da fazenda, contemplando a paisagem

           E esse paraíso está apenas há 100km de Recife, capital Pernambucana, ou há 60km de João Pessoa, capital Paraibana, ou há 70km de Campina Grande, a capital do forró paraibano, na cidade de Itambé(PE) e Pedras de Fogo(PB). 



Serviço
Casa de Campo – Engenho de Lazer (Itambé – PE)
Para correspondências: Rua Dr. Luis Rigueira 957, Prazeres, Jaboatão dos Guararapes – PE
Tel.: 81 3476.1385/9949.4774/9913.8820/9972.9292/9601.1115
Email: turismo@casadecampotur.com.br
Site: www.casadecampotur.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário