sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Projeto Papa Óleo

Para conhecimento dos bares e restaurantes, retirado do site da Abrasel.

A preservação do meio ambiente se tornou uma prioridade mundial. Aquecimento global, poluição, doenças respiratórias e de pele, intoxicação, problemas climáticos, são alguns dos problemas que já afetam os seres humanos e que tem piorado a cada ano. Todos nós podemos contribuir para melhorar esta situação e é isso que se espera dos bares e restaurantes que tem no óleo de fritura seu maior poluente.

Quando descartados indevidamente na rede de esgoto os óleos se acumulam nos encanamentos, causando entupimentos, refluxo de esgoto e até o rompimento das redes de coleta. Para desentupir esses encanamentos é necessário usar substâncias químicas altamente tóxicas, que além de encarecer o tratamento da água, também podem causar prejuízos ao meio ambiente.

Além disso, os óleos podem causar danos irreversíveis quando despejados nos córregos, rios e lagos, dificultando a entrada de luz e a oxigenação da água além de formar uma camada gordurosa nas margens dos lagos e rios piorando os quadros de enchentes. A boa convivência com a sociedade exige que todo bar ou restaurante contribua pela reversão desse problema no meio ambiente.

A Abrasel, em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae, criou o Projeto Papa Óleo que visa estimular a preservação do meio ambiente, de forma sustentável, pelo reaproveitamento do óleo de fritura residual, promovendo ganhos de imagem ao segmento de alimentação fora do lar e ainda estimulando a geração de emprego e renda. Com a iniciativa do presidente Luiz Henrique Amaral, o Papa Óleo é um projeto piloto, realizado pela Abrasel Bahia. Este projeto também contempla um o Fundo de Responsabilidade Social que é uma conta bancária aberta especialmente para arrecadar recursos para beneficiar ações e instituições de caridade. No projeto Papa Óleo, a empresa coletora parceira deverá depositar no Fundo de Responsabilidade Social, o valor de R$ 0,30 para cada litro de óleo coletado, confirmando assim a característica de projeto de responsabilidade socio ambiental.

Objetivos do projeto papa óleo

Mobilizar profissionais do segmento gastronômico para a questão da responsabilidade sócio-ambiental, promovendo conceitos de educação ambiental. Ampliar o processo de coleta do óleo residual gerado nos bares, lanchonetes e restaurantes de Salvador para fins de reciclagem, estreitando as relações comerciais de oferta e demanda desse resíduo. Realizar ações de promoção para dar visibilidade aos estabelecimentos que aderiram ao projeto. Divulgar ações positivas de reciclagem de resíduos orgânicos gerados nos restaurantes, bares e lanchonetes.

Veja passo-a-passo como fazer para participar:
Passo 1 – Brevemente as seccionais da Abrasel comunicarão aos seus associados o início do projeto em cada estado para que sejam realizadas as inscrições.
Passo 2 – Cada estabelecimento participante receberá um recipiente de armazenagem do óleo, o qual deverá ser mantido limpo, seco, tampado e identificado.
Passo 3 – O óleo usado deverá ser armazenado frio, livre de outros resíduos como água e restos de comida.
Passo 4 – Cada estabelecimento determinará com a empresa coletora a freqüência ideal de coleta.
Passo 5 – A coleta deverá ser realizada por colaboradores da empresa parceira, sem nenhum tipo de despesa para os estabelecimentos que aderirem ao projeto.
Passo 6 – O óleo entregue para a coletora será utilizado na produção de sabão, biodiesel e outros produtos à base de óleo vegetal.
Passo 7 – As empresas participantes receberão material de divulgação do programa, além de um certificado de participação.

O papa óleo trará benefícios a todos os envolvidos:
Empresas de alimentação fora do lar, com a coleta responsável de um dos resíduos mais poluentes do setor.
* Organizações que já desenvolvam ações de reciclagem de óleo poderão aumentar significativamente suas atividades.
* O poder público, a partir da diminuição da quantidade de resíduos no ambiente e incremento na geração de emprego e renda.
* A sociedade como um todo, a partir da proteção ao meio ambiente e o estímulo à cultura da reciclagem.

Para maiores informações entre em contato com a seccional do seu estado – Coordenação do PQNM – Programa Qualidade na Mesa

Para fazer o download e conhecer o procedimento de como aplicar o Papa Óleo na sua região, entre no site: http://www.abrasel.com.br/images/docs/manual-papa-oleo.pdf
VAMOS AGIR E NÃO APENAS TER CONSCIÊNCIA AMBIENTAL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário