sábado, 11 de setembro de 2010

Rabanada (fatia dourada ou fatia parida)

Na Casa de Campo fazemos as deliciosas Rabanadas ( que são chamadas no interior do nordeste de Fatia Parida ou Fatia Dourada) com o pão amanhecido. É facílimo e todo mundo ama!

Basta corta em fatias o pão amanhecido.
Primeiro passe no leite. Segundo passe no ovo batido.
Finalmente frite no óleo quente.
Coloque em vasilha com papel toalha para secar.
Polvilhe com açúcar e canela.

Essa receita acima é a nossa tradicional, que servimos no café da manhã, mas abaixo colocamos a receita que Olivier Anquier forneceu em seu programa e que fica bem interessante para uma sobremesa deliciosa!


RABANADA

- Pão amanhecido. Pão utilizado no programa: Brioche
- 1 ovo
- 1 xícara de leite
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 fio de óleo
 Bater os ingredientes do creme, com o batedor manual até misturar bem, aquecer a manteiga com um fio de óleo, quando estiver quente, ir colocando as fatias de pão dourando bem dos dois lados.

obs: Oliver frita com bastante manteiga e coloca o fio de óleo que serve para não queimar a manteiga. Quando se frita com manteiga (nesse caso não serve margarina) ele não fica tão crocante como fritado com óleo, mas fica mais saboroso porque ele absorve um pouco do sabor da manteiga - por isso não pode ser trocado por margarina.

Coulis de morango
- 1 cx de morangos
- 1 colher de sopa de açúcar
Bata os morangos com o açúcar em liquidificador, leve ao fogo baixo com umas gotinhas de limão até ficar em ponto de calda, pode usar também o coulis fresco sem cozinhar se preferir.

Chantilly
- 1 xícara de creme de leite fresco
- 1 pitada de sal
- açúcar a gosto
- Morangos para servir junto
Bater o creme com uma pitada de sal até começar a ficar firme(não continue a bater, para não virar manteiga), adicionar o açúcar e bater até dar o ponto.

FINALIZAÇÃO: Montar as rabanadas, cobertas com morangos frescos fatiados, chantilly (ou sorvete de creme se preferir) e cobrir com a calda (coulis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário