terça-feira, 31 de maio de 2011

PRÉ SÃO JOÃO CASA DE CAMPO- bom demais sô!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

DIA DAS MÃES - TODA MÃE BRILHA NA CASA DE CAMPO


Para saber mais sobre o bolo do dia das mães, veja no blog de nossa chef. click aqui.

Obrigada a todos que passaram esse dia tão importante conosco.

terça-feira, 19 de abril de 2011

FELIZ PÁSCOA

segunda-feira, 14 de março de 2011

Batata Rostie com Carne Seca

1 kg de batata com casca
caldo de galinha em pó e sal a gosto para temperar
2 xícaras de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
1 xícara de requeijão
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
2 xícaras de azeite

Numa panela com água fervente cozinhe as batatas por 20 minutos. Deixe-as esfriar naturalmente. Depois quando estiverem frias, coloque-as na geladeira por no mínimo 3 a 4 horas. Retire as batatas cozidas da geladeira e descasque-as. Depois, sobre uma assadeira e com o auxílio de um ralador de legumes, rale-as no ralo grosso, mantendo sempre o mesmo sentido.Tempere.
Em uma frigideira anti-aderente, salpique 2 xícaras das batatas raladas preenchendo o fundo da frigideira. Por cima coloque a carne seca dessalgada, cozida e desfiada, depois o queijo cremoso e o queijo parmesão ralado. Cubra este recheio com mais 2 xícaras de batata ralada. Regue a beirada da batata com azeite.
Leve a frigideira para o fogo alto por 12 minutos, vire a batata e volte ao fogo por mais 7 minutos até que fique douradinha. Sirva a seguir.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Qual o doce mais doce? é o doce de batata doce!

Doce de Batata Doce

2 (chá) de batata doce cozida e espremida
½ (chá) de leite
1 (sopa) manteiga
1 lata de leite condensado

Bater a batata, o leite e o leite condensado no liquidificador até ficar uma massa homogênea. Passar para uma panela, juntar a manteiga e mexer até desgrudar da panela (mais ou menos 10 minutos). Retirar do fogo, passar para um saco de confeiteiro de bico estrela grande, fazer os doces com esse bico e servir em forminhas.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Tender califórnia para o Reveillon

Serve: 8 • Assa em: 40min • Fica pronto em: 1h20min + 12h de marinada

Ingredientes
1 kg de tender desossado (minitender)

1 xícara (chá) de suco de laranja

1 xícara (chá) de vinho branco

6 colheres (sopa) de calda de abacaxi

1/4 xícara (chá) de mel

1 lata de abacaxi em calda

cravo-da-índia, flor comestível e ramos de alecrim para decorar
 
Preparo

1. Numa tigela, misture o suco de laranja, o vinho branco e a calda de abacaxi. Coloque o tender, cu-bra com filme e leve à geladeira para marinar por no mínimo 12 horas. Se preferir, coloque o tender num saco plástico e feche bem.

2. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).

3. Transfira o tender e a marinada para uma assadeira. Com a ponta de uma faca afiada, risque a superfície do tender formando losangos e espete os cravos nas junções.

4. Cubra o tender com papel-alumínio e leve ao forno para assar por 20 minutos. Retire e despreze o papel-alumínio. Besunte o tender com o mel.

5. Volte o tender ao forno e deixe assar por mais 20 minutos. A cada 5 minutos, regue com o líquido da marinada.

6. No centro de um prato, disponha o tender e distribua as rodelas de abacaxi ao redor. Coloque uma flor no meio de cada fatia de abacaxi e enfeite com os raminhos de alecrim.
 
AGORA É SÓ APROVEITAR ESSE DELICIOSO TENDER!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

BATATA NO FORNO COM QUEIJO ROQUEFORT


1 kg de batatas
4 gemas
400 ml de creme de leite fresco
150 g de queijo roquefort
2 dentes de alho bem picados
1 cebola pequena bem picada
alguns ramos de tomilho
1/2 tablete (100 g) de manteiga
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:

Ligue o forno à temperatura média. Descasque as batatas, lave, escorra e enxugue-as. Em seguida, corte-as em fatias de 2-3 mm de espessura. Reserve. Coloque as gemas em uma tigela com 300 ml de creme de leite, sal e pimenta-do-reino. Bata com um batedor manual até obter uma mistura homogênea. Acrescente 100 g do queijo esmigalhado, o alho e a cebola, um pouco de tomilho bem picado e bata mais um pouco. Unte um refratário com 1 colher (sopa) de manteiga e disponha as fatias de batata em camadas, distribuindo sobre cada camada um pouco da mistura preparada. Salpique a última camada com 4 colheres (sopa) de manteiga em flocos, cubra com papel-alumínio e leve ao forno por cerca de 1 hora, ou até a batata ficar macia. Enquanto isso, coloque em uma panela a manteiga, o creme de leite e o queijo esmigalhado restantes. Leve ao fogo baixo e cozinhe, sem parar de mexer, até obter um creme homogêneo. Retire o papel-alumínio do refratário, despeje o creme preparado, junte alguns ramos de tomilho e deixe no forno até a superfície ficar bem dourada. Retire do forno e sirva.

sábado, 27 de novembro de 2010

CARTOLA

Doce pernambucano entra para a história

No final de abril deste ano, a cartola foi considerada Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Pernambuco pela Lei 13.751. A sobremesa sempre requisitada nas nossas mesas traduz um pouco da deliciosa gastronomia do Estado. Cartola é, definitivamente, a cara de Pernambuco.

A receita, que combina banana madura, queijo de manteiga, canela e açúcar é uma mostra de miscigenação dos três principais povos formadores da nossa cultura, sendo produzida pela primeira vez nas casas-grandes dos engenhos. O prato, portanto, como tantas outros, nasceu da mistura de ingredientes, técnicas, experiências e hábitos culturais do colonizador português, do índio e do escravo africano.

O nome se deve, provavelmente, à cor escura da canela e ao formato alto do queijo sobre a banana - que remotamente lembra uma cartola usada pelos lordes ingleses.

Fonte: Folha de Pernambuco e site da Assembleia Legislativa

QUE TAL FAZER VOCÊ MESMO? SEGUE ABAIXO OS INGREDIENTES:
03 Bananas prata (pequenas)
01 Colher (sobremesa) de manteiga
80g Queijo Manteiga
01 Colher (mesa) de canela em pó
02 Colheres (mesa de açúcar granulado

PREPARO:
Amasse as bananas com a palma da mão na casca.
Depois de descascadas as bananas grelha-las na chapa junto com a manteiga.
Junte as bananas no fundo do prato, e na mesma hora frite o queijo e coloque por cima das bananas.
Misture a canela com a açúcar e cubra espalhando por cima do queijo.
Sirva.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Projeto Papa Óleo

Para conhecimento dos bares e restaurantes, retirado do site da Abrasel.

A preservação do meio ambiente se tornou uma prioridade mundial. Aquecimento global, poluição, doenças respiratórias e de pele, intoxicação, problemas climáticos, são alguns dos problemas que já afetam os seres humanos e que tem piorado a cada ano. Todos nós podemos contribuir para melhorar esta situação e é isso que se espera dos bares e restaurantes que tem no óleo de fritura seu maior poluente.

Quando descartados indevidamente na rede de esgoto os óleos se acumulam nos encanamentos, causando entupimentos, refluxo de esgoto e até o rompimento das redes de coleta. Para desentupir esses encanamentos é necessário usar substâncias químicas altamente tóxicas, que além de encarecer o tratamento da água, também podem causar prejuízos ao meio ambiente.

Além disso, os óleos podem causar danos irreversíveis quando despejados nos córregos, rios e lagos, dificultando a entrada de luz e a oxigenação da água além de formar uma camada gordurosa nas margens dos lagos e rios piorando os quadros de enchentes. A boa convivência com a sociedade exige que todo bar ou restaurante contribua pela reversão desse problema no meio ambiente.

A Abrasel, em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae, criou o Projeto Papa Óleo que visa estimular a preservação do meio ambiente, de forma sustentável, pelo reaproveitamento do óleo de fritura residual, promovendo ganhos de imagem ao segmento de alimentação fora do lar e ainda estimulando a geração de emprego e renda. Com a iniciativa do presidente Luiz Henrique Amaral, o Papa Óleo é um projeto piloto, realizado pela Abrasel Bahia. Este projeto também contempla um o Fundo de Responsabilidade Social que é uma conta bancária aberta especialmente para arrecadar recursos para beneficiar ações e instituições de caridade. No projeto Papa Óleo, a empresa coletora parceira deverá depositar no Fundo de Responsabilidade Social, o valor de R$ 0,30 para cada litro de óleo coletado, confirmando assim a característica de projeto de responsabilidade socio ambiental.

Objetivos do projeto papa óleo

Mobilizar profissionais do segmento gastronômico para a questão da responsabilidade sócio-ambiental, promovendo conceitos de educação ambiental. Ampliar o processo de coleta do óleo residual gerado nos bares, lanchonetes e restaurantes de Salvador para fins de reciclagem, estreitando as relações comerciais de oferta e demanda desse resíduo. Realizar ações de promoção para dar visibilidade aos estabelecimentos que aderiram ao projeto. Divulgar ações positivas de reciclagem de resíduos orgânicos gerados nos restaurantes, bares e lanchonetes.

Veja passo-a-passo como fazer para participar:
Passo 1 – Brevemente as seccionais da Abrasel comunicarão aos seus associados o início do projeto em cada estado para que sejam realizadas as inscrições.
Passo 2 – Cada estabelecimento participante receberá um recipiente de armazenagem do óleo, o qual deverá ser mantido limpo, seco, tampado e identificado.
Passo 3 – O óleo usado deverá ser armazenado frio, livre de outros resíduos como água e restos de comida.
Passo 4 – Cada estabelecimento determinará com a empresa coletora a freqüência ideal de coleta.
Passo 5 – A coleta deverá ser realizada por colaboradores da empresa parceira, sem nenhum tipo de despesa para os estabelecimentos que aderirem ao projeto.
Passo 6 – O óleo entregue para a coletora será utilizado na produção de sabão, biodiesel e outros produtos à base de óleo vegetal.
Passo 7 – As empresas participantes receberão material de divulgação do programa, além de um certificado de participação.

O papa óleo trará benefícios a todos os envolvidos:
Empresas de alimentação fora do lar, com a coleta responsável de um dos resíduos mais poluentes do setor.
* Organizações que já desenvolvam ações de reciclagem de óleo poderão aumentar significativamente suas atividades.
* O poder público, a partir da diminuição da quantidade de resíduos no ambiente e incremento na geração de emprego e renda.
* A sociedade como um todo, a partir da proteção ao meio ambiente e o estímulo à cultura da reciclagem.

Para maiores informações entre em contato com a seccional do seu estado – Coordenação do PQNM – Programa Qualidade na Mesa

Para fazer o download e conhecer o procedimento de como aplicar o Papa Óleo na sua região, entre no site: http://www.abrasel.com.br/images/docs/manual-papa-oleo.pdf
VAMOS AGIR E NÃO APENAS TER CONSCIÊNCIA AMBIENTAL!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Torta Expressa de Chocolate

Para massa:

1 embalagem de Biscoito tipo maisena triturado

120 gramas de margarina

Para o creme de chocolate:

500 gramas de Chocolate meio amargo picado

1 xícara de chá de Creme de leite

1 colher de sopa de Conhaque

1 xícara de chá de Nozes picadas

Modo de Preparo

Para massa:

- Preaqueça o forno em temperatura média (180 ºC).

- Numa vasilha, misture o biscoito e a margarina, amassando bem com as pontas dos dedos até obter uma massa homogênea. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de fundo removível (25 cm de diâmetro) com a massa. Asse por 5 minutos.

Para o creme de chocolate:

- Numa vasilha, misture o chocolate e o creme de leite. Derreta em banho-maria ou no microondas, na potência média, por cerca de 2 minutos. Acrescente o conhaque e misture bem até obter um creme liso.

- Retire a massa do forno e deixe esfriar. Despeje o creme de chocolate sobre a massa e polvilhe as nozes. Leve à geladeira por cerca de 2 horas para firmar.

Torta de Chocolate rápida

 


Para massa:

1 embalagem de Biscoito tipo maisena triturado

120 gramas de margarina
Para o creme de chocolate:

500 gramas de Chocolate meio amargo picado

1 xícara de chá de Creme de leite

1 colher de sopa de Conhaque

1 xícara de chá de Nozes picadas

Modo de Preparo

Para massa:

- Preaqueça o forno em temperatura média (180 ºC).

- Numa vasilha, misture o biscoito e a margarina, amassando bem

com as pontas dos dedos até obter uma massa homogênea. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de fundo removível (25 cm de diâmetro) com a massa. Asse por 5 minutos.

Para o creme de chocolate:

- Numa vasilha, misture o chocolate e o creme de leite. Derreta em banho-maria ou no microondas, na potência média, por cerca de 2 minutos. Acrescente o conhaque e misture bem até obter um creme liso.

- Retire a massa do forno e deixe esfriar. Despeje o creme de chocolate sobre a massa e polvilhe as nozes. Leve à geladeira por cerca de 2 horas para firmar.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Jacaré na fazenda!

 Um dos nossos atrativos noturnos é o passeio noturno para ver jacarés!
Aqui a natureza convive intensamente com nossos hóspedes:
 Esse feriado foi super legal com a participação de uma família animada e corajosa! Segue as fotos de Carlinhos com o jacaré!

E você tem coragem de pegar um assim, vivinho?!!?

=)

domingo, 24 de outubro de 2010

Petit Gateau de Romeu e Julieta (goiabada com queijo)

8 porçoes


1 xic de chá de goiabada remosa
½ xic de farinha peneirada
½ xic de açúcar
2 ovos
2 gemas
50gr de queijo manteiga ralado
100gr de manteiga derretida

Bata os ovos, a gema e o açúcar até espumar e ficar claro, depois adicione o trigo batendo por mais 2 min e em seguida, a manteiga e o queijo. Bata por mais 2 min e, por ultimo, coloque a goiabada, batendo por 3 min.

Reserve

Unte e enfarinhe as forminhas – asse por 8 a 10min até soltar as laterais e ficar inchado e moreno.
Retire, desenforme e sirva c sorvete de creme.

Dica: Se desejar, como a foto, coloque calda de goiaba por cima (basta derreter no fogo a goiabada com um pouco de água, ou fazer um doce caseiro com goiabas maduras).

Bom Apetite!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Cozido

Apesar da origem protuguesa, o cozido já virou marca da gastronomia regional, e servimos toda semana na CASA DE CAMPO.

• 600g de osso buco com a carne (escolha pedaços em que o osso tenha bastante tutano)
• 500g de coxão duro cortado em cubos grandes
• 500g de carne de charque escaldada cortada em cubos
• 1 paio cortado em rodelas grossas
• 2 linguiças defumadas cortadas em pedaços grandes
• 100g de bacon defumado cortado em cubinhos
• 2 cenouras grandes cortadas em quatro
• 3 batatas médias cortadas ao meio
• 1 chuchu grande cortado em oito
• 1/2 repolho cortado em dois com o centro para que as folhas não se destaquem
• 2 batatas doce grandes cortadas em quatro
• 20 vagens inteiras
• 8 maxixes inteiros
• 12 quiabos inteiros
• 500g de jerimum (abóbora) cortado em cubos grandes
• 5 cebolas pequenas inteiras
• 12 folhas de couve amarradas
• 2 bananas compridas cortadas em tres, com as cascas
• 2 tomates, 1 cebola, 3 dentes de alho, 1/2 pimentão, coentro, sal e pimenta batidos no liquidificador
• 2 colheres de sopa de óleo
• Azeite de oliva
Em um caldeirão grande, frite ligeiramente as carnes e o bacon no óleo. Retire as carnes, junte os temperos batidos e refogue até começarem a dourar. Junte aproximadamente 4 litros de água, as carnes, o charque, o paio e a linguiça e deixe ferver até que as carnes estejam cozidas mas bem firmes. Junte então todos os legumes e deixe ferver até que estejam cozidos mas ainda firmes.

Com ajuda de uma espumadeira, retire as carnes e os legumes do caldo e arrume-os separados em duas travessas. Reserve em local aquecido.

Faça um pirão com o caldo que ficou na panela juntando farinha de mandioca aos poucos, sem parar de mexer até engrossar. Vá juntando farinha até obter consistência de um mingau grosso. Regue o pirão com azeite e sirva imediatamente acompanhado de arroz branco.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Sucos


Está chegando o verão e nada mais saudável do que sucos para refrescar!

Bebê-los 30 minutos antes das refeições é uma ótima opção, pois isso ajuda na absorção dos nutrientes que você estará ingerindo. Além disso, é importante que os sucos naturais sejam consumidos em até 30 minutos depois de serem preparados para não perderem suas propriedades nutritivas, ok? Agora, veja todos os benefícios que sua fruta preferida lhe traz:


Abacaxi: é digestivo, além de diurético e antitérmico. Também acalma a garganta e ajuda a curar laringites.

Açaí: trata-se de um antioxidante natural, facilita a eliminação de radicais livres, devido ao seu alto teor de vitaminas E e C.


Acerola: ajuda a combater a debilidade, a fadiga do organismo, a perda do apetite, e também as gripes e infecções pulmonares.


Goiaba: contém ferro, tanino, vitamina A e muita vitamina C. Esta fruta promove o metabolismo das proteínas e ajuda a prevenir a acidez e fermentação dos carboidratos durante a digestão.


Laranja: fortalece as defesas naturais do corpo por ser rica em vitamina C. Ajuda a combater resfriados, gripes, febres e possui efeito anti-hemorrágico.


Limão: é rico em vitaminas A, B1 e C e sais minerais, por isso ajuda a curar gripes e resfriados.

Maçã: auxilia na tonificação do organismo. Contém substâncias que protegem o fígado e facilitam a digestão.


Mamão: estimula e tonifica o organismo. É ótimo para a digestão e contém substâncias antibactericidas, capazes de evitar infecções intestinais causadas por parasitas. Também protege as mucosas dos intestinos.


Manga: tem grande teor de betacaroteno, o que lhe confere propriedades antioxidantes. É um ótimo regenerador do sangue.

Maracujá: tem propriedades antissépticas e reforça o sistema imunológico, estimula a digestão e pode ser utilizado como calmante natural.

Melão e melancia: os dois têm propriedades diuréticas, auxiliando o funcionamento dos rins.


Morango: é indicado em casos de diarréia. Também ajuda na digestão, baixa a febre e estimula todas as funções do metabolismo. Tem propriedades adstringentes e diuréticas.


Pêssego: ajuda a tratar desde inflamação dos rins, erupções da pele, fungos, intestino preguiçoso e ácido úrico a problemas respiratórios e doenças do coração.


Tangerina: os bagos são repletos de suco rico em ferro e vitaminas A, B1, B2 e C. A tangerina ajuda a tratar a febre, elimina toxinas, gripes, ácido úrico, retenção de líquidos, tensão nervosa e verminoses.


Além de suco de frutas, você pode optar pelo suco de clorofila, que tem ação desintoxicante e antibactericida. Isto porque a clorofila limpa o organismo das impurezas e toxinas, o que é perfeito para remediar um dia de excessos.

Agora que você já sabe de tudo, que tal misturar duas ou mais frutas e inventar um novo suco preferido? Seu corpo e sua sede irão agradecer, pode apostar!


SUCO ESTIMULANTE



Maçã, abacaxi, laranja, hortelã e mel. Estes são os componentes deste supersuco que te dará muito pique e energia. Delicioso e estimulante, ideal para ser tomado no meio do dia, para te ajudar a seguir em frente!


1 porções, 130 Kcal


Ingredientes
¼ de maça
1 rodela de abacaxi
100 ml de suco de laranja
½ xícara de chá de hortelã picada
1 colher de chá de mel

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e tome logo pela manhã.


SUCO IMUNIZADOR



Se você tem andado sem ânimo, sem pique para nada, sua imunidade pode estar baixa. Experimente tomar este suco imunizador nos intervalos das refeições e confira os resultados.

1 porções, 95 Kcal


Ingredientes
1 fatia grossa de beterraba crua
1 colher de chá de farinha de maracujá
1 colher de chá de aveia
100 ml de suco de laranja
100 ml de água


Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e tome no intervalo entre as refeições.

SUCO DESINTOXICANTE



É sempre bom dar uma limpada no organismo, principalmente se for de forma natural. Experimente este suco desintoxicante que mistura frutas e legumes que nos ajudam nesta tarefa.

1 porções, 195 Kcal


Ingredientes


1 maça
½ cenoura ralada
1 fatia de abacaxi
1 fatia de limão sem casaca
1 fatia grossa de pepino
1 fatia grossa de beterraba
¼ de aipo
1 buquê de brócolis
1 colher de chá de mel


Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e tome na hora do lanche.